ntervenções inéditas na cidade de São Paulo questionam crueldade contra animais
"Vida Livre" é a mais nova exposição na cidade de São Paulo, idealizada por Eduardo Srur, artista plástico conhecido por suas intervenções urbanas que buscam provocar a reflexão da sociedade. Fazendo uma analogia vivencial sobre o período de pandemia, Srur compara a vida dos animais presos ao que experimentamos durante a pior fase da COVID-19.
Eduardo Srur, Artista Plástico
"A exposição 'Vida Livre' nasceu de uma angústia que eu senti durante o período mais difícil da pandemia, que nos mostrou como é difícil viver preso, perder o direito de ir e vir, de encontrar as pessoas, os pais. Eu me perguntei, por que ainda fazemos isso com os animais, ou pior, por que usamos os animais para entretenimento humano?"
São três instalações espalhadas pela cidade que ficarão expostas ao público gratuitamente do dia 2 ao dia 31 de maio. Intitulada "Zoo", com uma jaula de 3m² e esculturas de macacos da espécie Bugio, em risco de extinção, observam uma humana enjaulada.
Nicolas Magalhães, Estudante
"Traz essa reflexão sobre os animais no zoológico, uma intervenção bem forte, chama muita atenção ter a pessoa dentro da jaula e os macacos fora fotografando."
Outra obra apresenta um aquário gigante com duas esculturas de crianças dentro da água suja por resíduos gerados pelos humanos e um urso polar do lado de fora observando, questionando o aprisionamento de animais em aquários e a poluição da água.
Eduardo Srur, Artista Plástico
"As pessoas acham que moralmente isso não é um problema, eu acho isso um problema, temos que mudar, temos que fazer as pessoas pensarem diferente sobre essa questão do aprisionamento dos animais apenas para a diversão dos homens."
Por último, a obra Voo dos Pássaros, construída com mais de 1000 gaiolas apreendidas pela polícia em operações contra o tráfico de animais silvestres, traz uma mensagem de esperança, com a imagem impactante de uma árvore monumental com as centenas de gaiolas abertas, pedindo pela liberdade dos pássaros presos.
Eduardo Srur, Artista Plástico
"Uma árvore feita de gaiolas, pois essa deve ser a única árvore do planeta a ser tombada, cortada e destruída. Pássaro nasceu para ser livre, pássaro nasceu para voar, vida livre."
Créditos Xinhua
Comentários
Postar um comentário