Pular para o conteúdo principal

Apagão da Enel chega ao quinto dia para 200 mil imóveis na Grande São Paulo

Apagão da Enel chega ao quinto dia para 200 mil imóveis na Grande São Paulo

Prestes a completar 96 horas sem energia, milhares de imóveis seguem sem luz. Escolas não abrem e unidades de saúde atendem de forma limitada.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A empresa privatizada Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, informou nesta terça-feira (7) que cerca 200 mil imóveis continuam sem energia. A previsão dada pela empresa é de que todos estes imóveis devem ter a energia restabelecida até hoje.

Segundo informam, 90% dos clientes afetados pelo vendaval de sexta-feira (3) já tiveram a energia reestabelecida. No entanto, a incapacidade da empresa em reestabelecer os seus serviços afetou grande parte da população durante os últimos 5 dias.

Diversos bairros estão prestes a completar 96 horas sem energia. A falta de luz tem afetado o dia a dia de muitas famílias que perderam alimentos, ficaram sem energia para carregar equipamentos eletrônicos fundamentais nos dias atuais, impossibilitando estudo e trabalho, ou seja, tiveram que modificar toda a sua rotina.

Isto sem contar empresas e comércios que não puderam abrir as portas sem energia, com um prejuízo maior para quem trabalha com alimentos perecíveis.

Leia também: Manifestação em São Paulo denuncia falta de energia elétrica e privatização do serviço

Diversos pequenos comércios espalhados pela capital perderam seus estoques com a falta de energia, pois não tiveram como bancar geradores para manter os alimentos refrigerados.

Além disso, há informações, como noticiado pelo g1, de que escolas como a Escola Estadual Alcides Boscolo, na zona leste da capital, não abriram as portas pela falta de luz, e unidades de saúde, como a UBS/AMA do Jardim Santo André, em São Mateus, está com o atendimento comprometido. Cerca de 30 unidades de saúde ainda têm falta de luz, conforme aponta a Secretaria Municipal da Saúde.

Governo federal cobra a Enel

O secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, a pedido do ministro da Justiça Flávio Dino, disse em suas redes sociais que a Enel será notificada a prestar informações sobre a falta de serviço. O prazo será de 24 horas para explicar a falta de resposta aos consumidores pelos canais de atendimento como também pela demora para a solução dos problemas.

A Enel ainda será cobrada para apresentar um plano de contingência para enfrentamento de eventos climáticos extremos como forma de que a situação não volte a se repetir.

‘Apagão’

O verdadeiro ‘apagão’ que acomete São Paulo se refletiu em declarações infelizes do presidente da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

O ‘apagão de ideias’ veio com Cotugno, que disse para a Folha de São Paulo que a Enel está fazendo um “trabalho incrível” no reestabelecimento da energia, ao comparar o evento de sexta-feira a um furacão no Texas (EUA): “Quando chega um furacão no Texas, o problema não é a empresa elétrica, é o furacão. Aqui estamos acostumados com eventos menores, mas se olharmos de forma racional e não emocional, a gente está fazendo um trabalho incrível por um fenômeno pelo qual não tivemos controle”.

Leia também: Empresa privada mantém 500 mil sem luz três dias após temporal em SP

Já o prefeito achou o momento oportuno para falar em cobrança de “taxa de melhoria” para realizar o enterramento de fios, como forma de evitar situações similares.

A fala foi vista como uma afronta em um momento em que diversas pessoas estão sem energia e a prefeitura e o governo do estado não conseguem oferecer uma solução junto à Enel para melhorar a situação. O prefeito recorreu a Folha, posteriormente, para dizer que foi mal interpretado.

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) deverá abrir nesta semana uma investigação para averiguar se a empresa Enel agiu corretamente no reestabelecimento de energia para os 2,1 milhão de consumidores que foram afetados.



Créditos Vermelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS São Paulo Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos/SP), visitou Bolsonaro em dia de reunião sobre minuta de golpe ...

LFS São Paulo Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos/SP), visitou Bolsonaro em dia de reunião sobre minuta de golpe, apontam investigações. De acordo com apuração da PF, o governador foi ao Palácio da Alvorada no dia 19 de novembro de 2022.  Créditos Brasil 247, leia mais: https://www.brasil247.com/regionais/sudeste/tarcisio-de-freitas-visitou-bolsonaro-em-dia-de-reuniao-sobre-minuta-de-golpe-apontam-investigacoes   

Pesquisa Quaest assusta Tarcísio, que diz que não irá disputar presidência

Pesquisa Quaest assusta Governador Tarcísio (Republicanos/SP), que diz que não irá disputar presidência . Governador de São Paulo apareceu com apenas 13% das intenções de voto, atrás de outros nomes da direita Leia mais »»   Créditos Brasil 247

SP - São Paulo - Apoiamos para vereadora a Léo Áquilla - número 15011

Nós apoiamos voluntariamente a candidatura da Léo Áquilla - número 15011 - para vereadora em São Paulo/SP. Ela já provou ser uma mulher muito competente, batalhadora pelos Direitos Humanos e pela causa da população LGBTQIA+ especialmente    -------------------------------  Lista Brasil  - Candidatos e candidatas que nós apoiamos voluntariamente, divulgadas em Ordem Alfabética (Estado - Município - Número - Cargo - Nome) -  Lista em todo Brasil:  https://capitaofernandopolitica.blogspot.com/search/label/Elei%C3%A7%C3%A3o%202024%20-%20Quem%20apoiamos%20voluntariamente Estado do PI - - Lista de candidatos e candidatas que nós apoiamos voluntariamente, em todo o Estado do Piauí:   https://capitaofernandopolitica.blogspot.com/search/label/Elei%C3%A7%C3%A3o%202024%20-%20PI%20-%20candidatos%20que%20apoiamos   PI - Teresina - 15015 -  vereador - Coronel Nixon -  https://capitaofernandopolitica.blogspot.com/2024/08/eleicao-2024-teresina...