Tarcísio escolhe nomes para transição e resiste à pressão de bolsonaristas
Segundo interlocutores, equipe terá alguns nomes indicados pelos partidos, mas boas partes dos escolhidos são técnicos
O governador eleito de São Paulo, Tarcisio de Freitas, começa a indicar nos próximos dias nomes para a transição e promete resistir à pressão para abrigar bolsonaristas em seu secretariado, informaram interlocutores à CNN.
Haverá alguns nomes indicados pelos partidos, mas boas partes dos escolhidos são técnicos. Não necessariamente quem estiver na transição estará no secretariado, porque alguns profissionais ainda precisam se desincompatibilizar de outras funções antes de assumir.
Entre os nomes considerados certos na transição estão Eleuses Paiva, ex-deputado federal (PSD) e ex-presidente da Associação Paulista de Medicina para a Saúde, Rafael Benini, que já atuou na Agência de Transporte de São Paulo para Infraestrutura, e o economista Samuel Kinoshita para a Economia.
Aliados de Tarcísio dizem que ele está resistindo às pressões para indicar bolsonaristas para o seu secretariado. Na semana passada, houve uma reunião, por videoconferência, de deputados atuais e deputados eleitos com o governador eleito.
De acordo com relatos da reunião apurados pela analista de política Basília Rodrigues, a deputada federal Rosana Valle assumiria a área de Portos em São Paulo; o deputado federal Capitão Derrite iria para Secretaria da Segurança Pública; o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles assumiria a mesma área no estado; além de Mário Frias que foi eleito para Câmara, mas comandaria a área de Cultura em São Paulo. Todos esses nomes são do PL, partido de Jair Bolsonaro.
Aliados de Tarcísio descartam esses nomes em conversas reservadas e explicam que, desde a campanha, ele prometeu um governo técnico e sem radicalismo, apesar de contar com o apoio do bolsonarismo.
Nesta quinta-feira, Tarcisio se reúne com o atual governador Rodrigo Garcia para discutir a transição. A equipe deve ficar instalada num prédio no centro de São Paulo.
Comentários
Postar um comentário